19.8.11

Maconheiro financia o tráfico?

Aranha: matou geral e acabou morrendo, destino da maioria
dos traficantes.

O tráfico de drogas é um dos maiores problemas sociais do Brasil. Todo mundo reclama e se choca com a violência - não é pra menos -, mas a maioria não procura compreender mais a fundo a situação antes de tecer opiniões superficiais.

É um esquema complicado, cheio de desdobramentos e tristes consequências na sociedade, mas existem dois fatores bem simples que justificam a existência dessa situação, e o ponto a que chegou: 1 - é um mercado lucrativo; 2 - é ilegal.

As drogas sempre existiram no planeta terra e sempre existirão. Não faz sentido a ideia de "erradicação das drogas". Pra começar, algumas drogas estão disponíveis na natureza, é só colher e fumar, fazer chá, comer, seja como for. E mesmo as sintetizadas em laboratório continuarão existindo, a relação do homem com as substâncias que alteram seu estado mental é milenar e possui vertentes tanto sociais (neste caso a principal é o álcool) quanto espirituais ou religiosas. Logo, a guerra contra as drogas nunca terá fim enquanto não existir uma política das drogas, ao invés de uma guerra.

E de quem é a culpa? Dizer que o usuário financia, como diria capitão Nascimento, é uma verdade superficial. Muita madame por aí financia o trabalho escravo comprando roupas da Zara, a propósito, quem garante que esse tênis de grife que você comprou não foi fabricado por mãozinhas calejadas de crianças escravas em Bangladesh? Não duvide... E se alguém disser que são os contribuintes que financiam a corrupção? Não deixa de ter a sua verdade também... Se deixarmos de pagar impostos podemos ser presos, mas poderemos nos manifestar contra a máquina corrupta, uma coisa bem Thoureau mesmo... O fato é que a questão envolve muito mais interesses e a droga passa por um caminho muito tortuoso até chegar ao usuário.

Não pretendo aqui explicar como funciona o tráfico, dizer de quem é a culpa e muito menos apontar a solução - embora acredite que deve-se encarar o uso de drogas como um problema de saúde individual, e não como um crime a ser combatido com tanques de guerra e metralhadoras.... Mas acho que é um assunto que chegou a um ponto crítico e muito grave, e todos deveriam discernir um pouco sobre o que pode fazer pra tentar mudar essa triste realidade. Um bom começo é tentar entender como a coisa funciona e, a partir daí, poder opinar com coerência e, quem sabe, até fazer alguma diferença! Dizer que não tem nada a ver com isso porque nunca fumou um baseado é uma grande omissão e, se for pra botar culpa em alguém, o omisso tem mais culpa do que um "maconheiro" bem-informado que discute e de alguma forma atua e luta por uma política das drogas.

Quer começar agora? Leia essa entrevista do ativista anti-proibicionista Neco Tabosa para o site Maconha da Lata.

Leia virtualmente aqui a revista O Fino da Massa #2.

Seguem algumas sugestões de vídeos:

Cortina de Fumaça: Especialistas discutem as drogas e a proibição.

Dançando com o diabo: Um pastor, um policial e um traficante (esse aí da foto) e a visão de cada um sobre o tráfico de drogas. Documentário gringo para televisão, com uma temática meio gospel.

Nenhum comentário: