15.5.07

14/05/2007 16:30

O dia em que a mídia censurou os leitores

Pernambuco viveu, dia desses, um interessante movimento de rebeldia dos leitores dos jornais contra a censura de uma informação. O empresário Marcelo Tavares de Melo, genro do empresário João Carlos Paes Mendonça, dono dos maiores shoppings-center de Pernambuco, do Jornal do Commércio , de uma TV que retransmite o SBT e de várias rádios, foi preso pela Polícia Federal, junto com quase toda diretoria do grupo Tavares de Melo, acusados de formar um cartel para padronizar o preço da gasolina e praticar dumping.

Antes das 9h da manhã praticamente toda a imprensa pernambucana já sabia da prisão do empresário. Mas os sites dos três jornais e as rádios de Recife omitiam a notícia, mesmo ela tendo sido divulgada no noticiário nacional da CBN.

Foi aí que começou a acontecer algo curioso: os leitores mais bem informados começaram a fazer comentários nos blogs hospedados nos portais dos jornais pernambucanos. Os leitores cobravam informações dos veículos de comunicação.

Foi um deus nos acuda. Os blogueiros passaram horas deletando comentários. No portal JC Online, houve uma súbita mudança nas regras para os comentários das notícias: antes liberados, passaram a depender da aprovação de um mediador. Curiosamente, o mesmo aconteceu nos blogs e sites mantidos pelas empresas concorrentes. Foi assim no blog da Folha de Pernambuco, e também no Pernambuco.com, do Diário de Pernambuco.

Um caso raro de leitores censurados pela mídia.

Só no meio da noite, às 20h14min, um dos blogs assinados por um jornalista do JC publicou a informação da prisão dos empresários. Marcelo Tavares de Melo, o genro do patrão, foi apresentado como o sócio da distribuidora de combustível Ello-Puma. Cinco minutos depois, nova postagem: desta vez, anunciando que o advogado dos empresários considerava a prisão arbitrária e desnecessária.

Essa é a nossa imprensa regional, controlada por poderosos grupos políticos e empresariais.

Lamentável!

(por Zé Dirceu)

Nenhum comentário: